O importante trabalho desenvolvido por Odete tem salvado muitas vidas em Porto Seguro. 

 

Há um ditado popular que diz que “ninguém morre de vontade de fumar, morre fumando”.

Seguindo essa sabedoria máxima, em um dos poucos programas digno de parabéns exercido atualmente pela Prefeitura Municipal junto à Secretaria de Saúde, e sob a coordenação da incansável técnica e psicoterapeuta Odete Rocha, o Programa Antitabagismo intitulado “Deixando de Fumar Sem Mistérios”, tem literalmente salvado vidas, proporcionando cura e qualidade de vida aos fumantes que decidiram abandonar o terrível vício.

Para quem não sabe, o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) foi lançado em  1986 pelo Ministério da Saúde. O PNCT é um programa do Sistema Único de Saúde (SUS) que oferece tratamento totalmente gratuito para quem quer realmente parar de fumar. O tratamento inclui avaliação clínica, terapia medicamentosa, através do fornecimento de Bupropiona e adesivos, bem como acompanhamento médico.

Ao incluir técnicas como Aromaterapia, Psicoterapia e Acupuntura Auricular, os índices de êxito em Porto Seguro são praticamente o dobro do programa do Governo Federal.

 

BEM ACIMA DA MÉDIA 

 

A boa notícia para os portossegurenses é que, enquanto a média de  êxito de pacientes pelo programa do governo federal se situa numa faixa de 30%, em nossa cidade ela chega a atingir algo em torno de 50 a 60%.

O motivo do grande sucesso atingido pelo programa local se deve, sem dúvida alguma,  à verdadeira paixão e entusiasmo  de Odete pela causa, vez que, com a experiência acumulada ao longo dos últimos 20 anos, a responsável pelo programa, sempre estudando,  inovou e agregou novas técnicas, através do desenvolvimento e aplicação do PICS (Práticas  Integrativas Complementares em Saúde)  como a Auriculoterapia e  Aromaterapia, que reduzem significativamente os  sintomas da depressão, ansiedade e irritabilidade, que geralmente se manifestam durante o tratamento.

Enquanto muito nomeados recebem vantagens injustificadas sem dar um prego num sabão, a maioria sequer sem por os pés na prefeitura, Odete, com  mais de 20 anos salvando vidas, sim, merece no mínimo um caprichado e generoso CET (Condições Especiais de Trabalho) sobre o seu salário, caso não o receba.    

É o mínimo de reconhecimento  que uma pessoa,  que esteja à frente de um programa tão importante e que se dedique tanto, merece. Afinal, Odete, em termos de antitabagismo,  é totalmente fora da curva em sua função. 

Os interessados em parar de fumar poderão se inscrever no programa junto ao Centro de Reabilitação,  situado na rua 15 de Novembro, diretamente com Odete  ou em algum dos 26 postos de saúde espalhados pela rede municipal de saúde.